Caros leitores, digníssimas leitoras: eis que estamos chegando ao final do ano e já chegamos naquela fase de mudarmos a nossa lista de músicas do Spotify, para incluirmos os clássicos natalinos de Simone, Mariah Carey e afins, pois, afinal de contas: “Então é Natal!”

E, nesta época, fazemos aquela nossa retrospectiva de quem se deu bem e se deu mal neste ano.

Um dos grandes destaques deste ano foi o crescimento das vendas de picapes. Aqui estamos falando desde as picapes pequenas até as médias e grandes. Enquanto o mercado de veículos (graças às locadoras) está com crescimento de 10,85%, as vendas de picapes estão crescendo mais que o dobro (média de 24%), oscilando ente 14% a 47%.

Hoje, as vendas de picapes já correspondem por quase 20% do mercado. A tendência (no médio prazo) é que a comercialização de picapes ultrapasse as de hatch pequenos.

E pensar que, há 20 anos, as vendas dos carros pequenos (os chamados “carros populares”) correspondiam por mais de 70% das vendas de veículos.

Outro ponto extremamente positivo é o ticket médio dos produtos! É tudo de alto valor agregado!

Se fizermos um recorte dos 14 produtos mais vendidos neste ano (que correspondem a 98,4% do mercado), vamos perceber que os principais produtos que registram crescimento são aqueles acima de R$ 300 mil (fácil).

Temos uma VW Amarok (preços a partir de R$ 300 mil), com crescimento de 42%; tem toda a linha RAM, com a Rampage (carro de “entrada” da marca), Classic e 3500, que estão “estourando” de vender.

De fato, a RAM será uma das marcas de grande destaque em 2023. O histórico da RAM no Brasil já teve idas e vindas. A primeira, quando a Chrysler atuava no Brasil, entre 1967 e 1981. A segunda com eles produzindo a picape Dodge Dakota lá no Paraná. E, agora, parece que eles estão vindo para ficar.

Lógico que nesse ínterim rolou um divorcio com a Daimler, que fez a fábrica fechar…

Mas isso já faz mais de duas décadas!

Hoje, com a marca pertencendo ao grupo Stellantis, a pegada é outra.

Tanto que, neste ano, o crescimento da marca já passou dos 245%.

A tabela acima mostra o sucesso da marca! Neste ano, a RAM já vendeu mais que as tradicionais Mitsubishi e Nissan. E até mesmo mais que a Renault com a sua Oroch, que custa menos da metade dos preços da RAM.

E ela vem com tudo para brigar com a Ford pela quinta posição no ranking de vendas do ano que vem!

O sucesso do segmento de picapes tem nome e sobrenome, e ele está 100% atrelado ao sucesso do agronegócio. Na última década, o PIB do agronegócio cresceu mais de 34%, enquanto o crescimento do país mal deve chegar a 6%.

É… afinal de contas: “agro é tech, agro é pop, agro é tudo”!

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